segunda-feira, 11 de junho de 2012

QUINTA SEMANA

 A)  ÁLVARES DE AZEVEDO

 Manuel Antônio Álvares de Azevedo foi um escritor da segunda geração romântica, dramaturgo, poeta e ensaísta brasileiro, autor de noite na taverna.



Filho de Inácio Manuel Álvarez de Azevedo e Maria Luísa Mota Azevedo, passou a infância no Rio de Janeiro, onde iniciou seus estudos. Destacou-se pela facilidade de aprender línguas e pelo espírito jovial e sentimental.
Foi acometido de uma tuberculose pulmonar nas férias, a qual foi agravada por um tumor na fossa ilíaca, ocasionado por uma queda de cavalo, falecendo aos 21 anos. A sua obra compreende: Poesias diversasPoema do Frade, o drama Macário,  Noite na TavernaCartas, vários Ensaios e a sua principal obra Lira dos vinte anos  É patrono da cadeira 2 da Academia brasileira de letras

B) ANTÍTESE PERSONIFICADA

 A ironia é um traço constante na obra de Álvares de Azevedo e é uma forma não passiva de ver a realidade, de abalar as convenções do mundo burguês.Em determinados aspectos, a poesia de Álvares de Azevedo se assemelha a alguns poetas do século XX, como a ironia na poesia de Carlos Drummond de Andrade e o cotidiano na de Manuel Bandeira.

C) ANÁLISE DO POEMA "IDEIAS ÍNTIMAS"

 O poema Ideias Íntimas, fala sobre o mundo dele, do auutor, onde tudo ele coloca como ele desejaria que fosse, por exemplo, um candiheiro ele coloca como um amigo. Ele também descreve tudo como deseja e como é sua realidade, fala de sua casa, moradia, de sua vida e etc.



D) IRONIA DO POEMA "É ELA! É ELA! É ELA! É ELA!"

No poema, é ela! é ela! é ela! é ela!, de Alvares de Azevedo, ele faz a ironia que a mulher esta suja, com vestido velho, fedendo, ele faz, nesse poema uma crítica a mulher, dizendo que ela é suja, fede, e etc.  





JANINE NOVAIS E LUIZA ARY 9C

Nenhum comentário:

Postar um comentário