sexta-feira, 18 de maio de 2012

Primeiras manifestações artísticas ( O sofrimento do jovem Werther, de Goethe)

Os sofrimentos do Jovem Werther é um romance de Johann Wolfgang von Goethe. Foi o marco inicial do romantismo, considerado por muitos como uma obra-prima da literatura mundial, é uma das primeiras obras do autor, ainda que Goethe tenha cuidado para que nomes e lugares fossem trocados e, naturalmente, algumas partes fictícias acrescentadas, como o final.
Neste livro, o suposto Jovem Werther envia por um longo período cartas ao narrador que, no próprio livro, através de notas de rodapé, afirma que nomes e lugares foram trocados.
Esse romance é escrito em primeira pessoa e com poucas personagens. Na época ocorreu, na Europa, uma onda de suicídios, de tão profundo que Goethe se perdeu em suas palavras. Num estilo completamente adverso a Fausto, mas não menor.
Werther é marcado por um romance profundo e tempestuoso, ou seja, marcada pelo fim trágico. Com a morte do protagonista, que se suicidou, devido ao amor que aparentemente não era correspondido, Goethe põe um pouco de sua vida na obra, pois ele também viveu um amor não correspondido, apesar de não ter cometido o ato de se matar. Para o herói, a vida só tem um sentido: Charlotte, a moça por quem ele se apaixonou. E ela o leva a se matar, como já dito. Para Goethe, outra Charlotte, dessa vez real, o faria padecer sobre uma das muitas paixões que arrecadou durante sua vida.

Janine Novais e Luiza Ary 9C

Nenhum comentário:

Postar um comentário