segunda-feira, 28 de maio de 2012

Imagens e comparações com o romantismo

A Maja Nua : No quadro, a mulher esta com o aspecto pensativo, e há semelhança com o romantismo com a parte de o romantismo é a arte do sonho e fantasia

A liberdade guiada pelo povo: No quadro, mostra algumas pessoas lutando por algo, liberdade, no romantimo, uma de suas caracteristicas é o drama humano.

O beijo: Nessa obra o casal esta se beijando e o romantismo baseia-se na inspiração fugaz dos momentos fortes da vida subjetiva: na fé, no sonho, na paixão.


Le Radeau de la Méduse: Na imagem, as pessoas estão demonstrando sentimentos da natureza e da força das lendas nacionais.

Janine Novais e Luiza Ary 9C



Beethoven - 9ª sinfonia - Minha amada imortal

Janine Novais e Luiza Ary 9C

Obras

Comparação das princiapais obras com o romantismo:

 
A maja nua, Goya





A liberdade guiada pelo povo, Eugene Delacroix

 



O beijo, Auguste Rodin






Théodore Géricault, Le Radeau de la Méduse







Janine Novais e Luiza Ary 9C 

sexta-feira, 25 de maio de 2012

as semelhanças e diferenças entre os recursos pictórios empregados por eles, o significado do estilo que adotam

As semelhanças entre os recursos utilizados por eles são notaveis, pessoas nuas muitas vezes mulheres , as paisagens também são comuns que são ou ao ar livre ou em um local indiferente(esses locais são geralmente escuros, pois querem focar mais a pessoa ou pessoas da imagem),também se tem as pessoas em guerra onde querem mostrar o sentimento de justiça(onde as pessoas estão insastifeitas com o que esta acontecendo).As diferenças são poucas, mas não deixam de ser importantes para dar ao pintor um gesto único,Théodore Géricault e Eugène Delacroix, querem mostrar o sentimento de querer mudança , o que de fato da a caracteristica do romantismo que é a pintura atraves dos sentimentos eles pintaram essas obras na época que estava acontecendo guerras em todo mundo  e a maioria delas por inpendência de provincia e essa sede de justiça se manifestava atraves de suas obras,Francisco de Goya era conhecido como "william skaspeare" por tar sempre pintando o que vem a cabeça(os dois não pintavam algo especifico),Auguste Rodin queria mostrar um lado mais fundo com mais sabedoria suas pinturas estavam relacionadas ao que acontecia na França tanto na economia tanto como do ponto de vista social.O romantismo, foi a manifestação de uma visão de mundo que dominou a cultura européia durante o século XIX,moda total, o Romantismo era um traje, uma estética uma fisionomia, uma sinfonia de cores, um sistema de mitos e idéias feitas, um panteão de heróis reais e imaginários, mas também um modo de vida que se imiscuía em todos os atos e legislava sobre todos os assuntos.
-Carolina e Bruna

obras dos artistas citados e fazer um paralelo com as características românticas.

Podemos perceber que em quase todas as obras desse artistas,apresentam características muito fortes do romantismo.Como:

  1. Como o individualismo,aonde podemos observar que em quase todos estes quadros mostram uma pessoa sozinha.
  2. A liberdade de expressão,pois todas as pinturas as pessoas então nus,mostrando com isso que não tem vergonha de mostrar o que está sentindo.
  3. Podemos observar também ,a critica social mostrada nas figuras,umas muito luxuosas outras mais simples.
  4. O medievalismo e o historicismo está muito presente também nesses quadros,por conta do modo que ele foi pintado
  5. O confessionalismo,que é os sentimentos pessoais do autor em dado momento da sua vida que são expressos nas obras.


Bruna e Carolina 9c

domingo, 20 de maio de 2012

A dama de Shalott

  1. O fato da mulher estar sozinha mostra o individualismo.
  2. Os elementos da imagem mostram ser medievais,representando o medievalismo.
  3. Como ela esta sozinha,parece que ali ela tentar se distanciar de tudo e de todos,representando o  escapismo.
  4. As feições dela mostram o pessimismo.
  5. O jeito que ela está vestida com roupas de décadas passadas mostra o historicismo.
  6. A riqueza do quadro mostra a critica social.




Bruna e Carolina 9c

Leitura do quadro “A dama de Shalott”

Nós achamos que há uma relação do quadro e do movimento romântico, nos aspectos que o romantismo tem haver com a fé, com sonho, com paixão, a intuição, a saudade, o sentimento da natureza e na força das lendas nacionais, e na figura a menina desenhada esta na natureza, com a expressão pensativa, eu acho que a relação esta nesses aspectos.

Janine Novais e Luiza Ary 9C

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Primeiras manifestações artísticas ( O sofrimento do jovem Werther, de Goethe)

Os sofrimentos do Jovem Werther é um romance de Johann Wolfgang von Goethe. Foi o marco inicial do romantismo, considerado por muitos como uma obra-prima da literatura mundial, é uma das primeiras obras do autor, ainda que Goethe tenha cuidado para que nomes e lugares fossem trocados e, naturalmente, algumas partes fictícias acrescentadas, como o final.
Neste livro, o suposto Jovem Werther envia por um longo período cartas ao narrador que, no próprio livro, através de notas de rodapé, afirma que nomes e lugares foram trocados.
Esse romance é escrito em primeira pessoa e com poucas personagens. Na época ocorreu, na Europa, uma onda de suicídios, de tão profundo que Goethe se perdeu em suas palavras. Num estilo completamente adverso a Fausto, mas não menor.
Werther é marcado por um romance profundo e tempestuoso, ou seja, marcada pelo fim trágico. Com a morte do protagonista, que se suicidou, devido ao amor que aparentemente não era correspondido, Goethe põe um pouco de sua vida na obra, pois ele também viveu um amor não correspondido, apesar de não ter cometido o ato de se matar. Para o herói, a vida só tem um sentido: Charlotte, a moça por quem ele se apaixonou. E ela o leva a se matar, como já dito. Para Goethe, outra Charlotte, dessa vez real, o faria padecer sobre uma das muitas paixões que arrecadou durante sua vida.

Janine Novais e Luiza Ary 9C

Movimento Romantico

              O movimento romântico, mas conhecido como romantismo começou a se manifestar no periodo XVIII, e ganhou força principalmente na Europa e nas Américas. Ele se opõe ao rigor do neoclassicismo, tem como principais características a liberdade de expressão e a emoção. As obras caracterizam as decepções amorosas, individualismo,  religiosidade cristã,  natureza, entre outros. O termo romântico se refere ao movimento estético ou à tendência idealista ou poética de alguém que tem sentido objetivo.O Romantismo é a arte do sonho e da fantasia. Valoriza as forças criativas do ser humano e da imaginação popular. Se opõe à arte equilibrada dos clássicos e se baseia na inspiração dos momentos fortes da vida subjetiva: paixão, fé, sonho, na intuição, sentimento da natureza, saudade e na força das lendas nacionais.



Janine Novais e Luiza Ary  9C

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Wherther,de Goethe

Foi o primeiro romance , história conta o sofrimento de wherther por ter uma paixão proibidab por Charlotte que era comprometida com Albert,na tentiva de esquecê-la ele se muda.Isso não foi possivel então wherther volta para Goethe,passa a se encontrar com Charlotte.Então o casamento dela começa a ficar mal,Wherther promete que aquele encontro será o último, nele ele lê os cantos de Ossain em voz alta os dois se emocionam , e acabam se beijando,Chalotte diz não querer mais vê-lo.Iludido com a idéia de que ela também o amava,mas que eles não podiam viver aquele romance que era proibido,resolve se matar.Decidido manda pedir as pistolas de Albert, Charlotte acabada,manda as armas.Wherther se suicída,sua história relata uma sofrida e doentil história de amor .O romance de Goethe, quando publicado na Europa causou grande impacto entre os jovens, cansando uma crescente onda de suicídio, tamanha foi a repercussão que alguns governos tentaram impedir a circulação da obra.
Carolina e Bruna-9C

Quem foi Lord Byron?

                                                       

George Gordon Byron,nasceu no dia 22 de janeiro de 1788,em Londres,e faleceu no dia 19 de abril de 1824 em Missolonghi.Mais conhecido com Lord Byron,foi um destacado poeta britânico e uma das figuras mais importantes no romantismo.A fama de Byron não se deve somente aos seus escritos, mas também a sua vida  que inclui numerosas amantes, dívidas, separações e alegações de incesto.Seus poemas são carregados de muita inspiração,crítica social violenta e seus poemas são muito pessimistas.Fez muitas viagens, que o inspiraram, para cidades da Espanha, Grécia, Malta, Suíça, Itália e Albânia. Em Genebra, viveu com Claire Clairmont com quem teve uma filha, em 1817, chamada Allegra.Morou um tempo em Lisboa, porém uma situação muito ruim o pôs contra os portugueses.Foi no Oriente então que Byron viveu seus ultimos anos de vida,


Algumas de suas obras:
     
             - Horas de lazer (1807) 
             - Don Juan (1819-24)    
- Poetas ingleses e críticos escoceses (1809)
- A Peregrinação de Childe Harold (1812-1818)
- O prisioneiro de Chillon (1816)
- Manfred (1817)
- Beppo (1818)
 






Carolina e Bruna

Romantismo


 O romantismo foi um movimento artístico, político e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa.Se caracterizou por uma visão do mundo contrária ao racionalismo e ao iluminismo.O berço do romantismo pode ser considerado três países: Itália, Alemanha e Inglaterra. Porém, na França, o romantismo ganha força como em nenhum outro país e, através dos artistas franceses, os ideais românticos espalham-se pela Europa e pela América.
Mais tarde o iluminismo torna-se na formade um movimento, e o "espirito romântico" passa a mostrar no mundo.Assim,cada vez mais os autores voltaram-se mais pra si mesmos,falando de dramas humanos,amores trágicos,desejos proibidos.As características principais deste período são : valorização das emoções, liberdade de criação, amor platônico, temas religiosos, individualismo, nacionalismo e história.Valoriza as forças criativas de uma pessoa e da imaginação da população.



Bruna e Carolina

domingo, 13 de maio de 2012

Lorde Byron

Poeta inglês,de vida tão exaltada e cheia de turbulências assim como suas obras.Exêmplo do poeta romântico,filho de um aristocatra libertino, wue desde de criança  se vê diante de dois problemas a sua coxeadura congénita e a ruína económica da família.Após herdar o título de lorde converte-se num compêndio do brilhantismo e da elegância pessoal.seu primeiro livro de poemas, Fugitive Pieces, é proibido de imediato.O seu segundo livro,  Hours of Idleness recebe muitas críticas,em resposta as críticas ecreve e publica o terceiro livro English Bards and Scotch Reviewers, por causa do seu tom pejorativo recebe reputação de poeta  satírico.Incomodado pela litimitação de vistas pela classe alta britânica,resolve viajar durante 2 anos pra Portugal, Espanha, Grécia e Turquia.Nesse períoda que passa lá formaa-se sua sensibilidade e coinsciência na política, No seu regresso, em 1812, publica os dois primeiros cantos de Childe Harold’s Pilgrimage,que foi mais ou menos um diário poêtico que revelava seus estados de alma.Esse poema tem uma repercução imediata e torna-se famoso.tanto pela sua forma de cultivar o oriental e o exótico como pela sua meditação filosófica de ordem romântica.No plivro o poeta mostrasse a si mesmo uma caracteristico filho do seu tempo,e mostra aos outros  e a si mesmo um elegante misterioso e fatal .
Na Câmara dos Lordes, a que pertence pelo nascimento, pronuncia vários discursos que levantam grande escândalo e lhe valem fama de perigoso extremista. Em pouco tempo (1813-16) publica uma série de contos orientais que aumentam a sua celebridade (The Giaour, The Bride of Abydos, The Corsair, Lara, etc.). Neles se anunciam os seus dotes narrativos, de imediato confirmados noutras obras. Em 1815 casa-se e pouco tempo depois é abandonado pela mulher. O escândalo que suscita este facto e os murmúrios sobre certas relações incestuosas com a irmã fazem-no perder o favor da classe alta londrina. Viaja por Itália e em Veneza, durante anos, leva uma vida caracterizada pelo escândalo e o abuso do álcool. É a época de Beppo, poema burlesco e ao mesmo tempo conto licencioso inspirado em Boccaccio. Entre 1818 e 1824 escreve Don Juan, obra satírica incompleta de tom burlesco. Cerca de 1820 prossegue a sua actividade política em Itália, afrontando os interesses ingleses. Em 1822, Byron publica uma nova peça do seu génio satírico, The Vision of Judgement, violento ataque contra o poeta romântico Southey.
Em 1823 une-se com ardor à luta dos Gregos pela sua independência contra os Turcos. Três meses depois morre, de umas febres, em Missolongui. Tem trinta e seis anos, vividos com a mesma paixão e exaltação que põe na sua poesia.
A obra poética de Byron tem duas etapas claramente delimitadas: antes de 1816 e depois desta data. A primeira etapa é claramente romântica, e a sua obra mais característica é Childe Harold’s Pilgrimage. Os elementos dominantes são o sentimento e os lugares-comuns do romantismo. Na segunda etapa, a produção literária de Byron consiste, principalmente, em poemas burlescos. O mais notável de todos é Don Juan, poema herói-cómico e satírico em que se misturam a sátira e a épica numa estrutura de narrativa picaresca.
Byron é vítima de dramáticas contradições como homem e como poeta. Capaz de expressar-se com o mais delicado dos lirismos, às vezes exalta-se por um cinismo arrogante.
A sua passagem por Portugal é marcada por um infortúnio amoroso causado por um marido ciumento, o que, segundo biógrafos seus, está na origem das depreciativas referências que faz, na sua obra Childe Harold's Pilgrimage, não só a Portugal mas também aos Portugueses.
-Carolina e Bruna -9C